Pacientes que procuram postos de saúde no Tocantins reclamam da falta de vacinas obrigatórias nos estoques. Uma das mais difíceis de encontrar é a BCG, que previne a tuberculose e deve ser aplicada em todos os recém-nascidos. Em Araguaína, além da BCG, a vacina pentavalente também está com o estoque zerado.
"Eles disseram que a vacina está em falta, que não sabe a previsão e estamos nessa, esperando o dia que chegar", diz a mãe Solange Leite.
Na cidade, segundo a Secretaria de Saúde, 800 crianças são vacinadas mensalmente com a BCG. Em fevereiro, o município recebeu apenas 200 doses do produto, o que teria causado o desabastecimento. "Já vinham fornecendo uma quantidade inferior ao que solicitáva-mos", contou a técnica de imunização Emanuelle Lira.
A expectativa é que o estoque da BCG volte ao normal na próxima semana. Lira afirma que as vacinas devem chegar na segunda-feira na cidade e que até a quarta estejam disponíveis em todas as unidades de saúde. Para a pentavalente não há previsão.
Além das duas, a tetraviral e a meningocócica tipo C estão com estoques baixos, segundo um relatório da Secretaria Estadual de Saúde. A situação preocupa mães e gestantes de várias cidades.