Pacientes dizem que faltam doses de vacinas obrigatórias no Tocantins

Em Araguaína, faltam doses da BCG e da pentavalente. Relatório aponta que outras duas também estão com estoques abaixo do necessário no estado.

Publicado em: 03 de Março de 2018
Foto Por: TV Anhanguera/Reprodução
Autor: G1 TO
Fonte: G1 TO
Vacina BCG está em falta em postos de Araguaína

Pacientes que procuram postos de saúde no Tocantins reclamam da falta de vacinas obrigatórias nos estoques. Uma das mais difíceis de encontrar é a BCG, que previne a tuberculose e deve ser aplicada em todos os recém-nascidos. Em Araguaína, além da BCG, a vacina pentavalente também está com o estoque zerado.

"Eles disseram que a vacina está em falta, que não sabe a previsão e estamos nessa, esperando o dia que chegar", diz a mãe Solange Leite.

Na cidade, segundo a Secretaria de Saúde, 800 crianças são vacinadas mensalmente com a BCG. Em fevereiro, o município recebeu apenas 200 doses do produto, o que teria causado o desabastecimento. "Já vinham fornecendo uma quantidade inferior ao que solicitáva-mos", contou a técnica de imunização Emanuelle Lira.

A expectativa é que o estoque da BCG volte ao normal na próxima semana. Lira afirma que as vacinas devem chegar na segunda-feira na cidade e que até a quarta estejam disponíveis em todas as unidades de saúde. Para a pentavalente não há previsão.

Além das duas, a tetraviral e a meningocócica tipo C estão com estoques baixos, segundo um relatório da Secretaria Estadual de Saúde. A situação preocupa mães e gestantes de várias cidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.