Prefeitura de Gurupi inicia processo de georreferenciamento do município

Publicado em: 04 de Agosto de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Na manhã desta segunda-feira (03), o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira recebeu em seu gabinete os representantes da empresa Topocart – Topografia, Engenharia e Aerolevantamentos, de Brasília-DF, que será responsável pelo georreferenciamento urbano de Gurupi. O processo iniciou nesta segunda e promete modernizar ainda mais a gestão do município.

 

Por meio deste projeto será possível fazer o reconhecimento preciso da geografia local, o mapeamento da cidade e o cadastro atualizado dos imóveis e logradouros, que são passos importantes para que a Prefeitura defina políticas públicas direcionadas, além de poder planejar a oferta de serviços de saúde, educação, regularização fundiária, transporte público, coleta de lixo, entre outros serviços que beneficiem toda a população.

 

Segundo o diretor técnico da Topocart, Givanildo Silva, com o georreferenciamento de Gurupi, tanto o município quanto os contribuintes ganham uma importante ferramenta que disponibiliza dados geográficos e mapeamento digital de alta qualidade e confiabilidade.

 

"Será utilizado um avião adaptado com câmera de altíssima resolução e precisão para realizar a fotogrametria da área urbana de Gurupi. Com essa coleta de fotos aliada a um trabalho adicional de topografia em campo, será gerada uma 'Ortofoto', que é uma fotografia aérea corrigida geometricamente. As imagens e informações irão para um centro de processamento onde ocorrerá a padronização e organização de todo material coletado para que possa ser disponibilizado e utilizado", explicou.

 

Ainda de acordo com Givanildo, todo o processo será totalmente concluído em até cinco meses, mas nos próximos dois meses o projeto já terá um avanço significativo. "Em 60 dias já será possível ter um sistema instalado com a visualização da ortofoto da área urbana de Gurupi com todos os imóveis e os logradouros. A partir disso, faremos um tratamento desses dados, um refinamento posterior que será concluído até o final do ano", complementou.

 

Para o Prefeito Laurez Moreira, o investimento em mais essa ferramenta de tecnologia irá dinamizar o processo administrativo. "Estamos dando um passo importante para a modernização da gestão pública municipal, pois estamos adotando ferramentas em que os resultados principais serão: melhor atendimento ao contribuinte e mais eficiência na gestão do município em todas as áreas, uma vez que com mais dados organizados conseguiremos aplicar a política pública mais efetiva", comentou.

 

O Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Mário Cezar, também esteve reunido com os representantes da Topocart e destacou a importância da ferramenta para a gestão.

 

"Com o georreferenciamento nós teremos um contato mais real com o cidadão com relação a todas as informações, endereçamento, posições diárias, entre outros benefícios. Todos ganham com essa atualização cadastral que traz dados reais da cidade para nosso sistema, pois essa modernização irá corrigir dados imprecisos e permitirá um atendimento mais eficaz", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.