Previsão do tempo mostra alerta de chuvas intensas para quase todo o Tocantins

Há risco de ventos fortes, alagamentos e descargas elétricas. Apenas o Bico do Papagaio e a região leste do estado ficaram fora do aviso emitido pelo Inmet.

Publicado em: 20 de Outubro de 2020
Foto Por: Reprodução/Inmet
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Alerta de temporais vale para quase todo estado

Um novo alerta de chuvas intensas com perigo potencial foi emitido para grande parte do Tocantins nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet). Há risco de grande volume de água com ventos intensos, além de queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas

 

O alerta começou na manhã desta segunda-feira (19) e segue até à tarde de terça-feira (20), em quase todo o Tocantins. Apenas a região do bico do papagaio e a parte leste do estado ficam fora da área de risco, mas isso não significa que possa chover forte nessas regiões.

 

Partes de Mato Grosso e Goiás também podem registrar temporais.

 

As chuvas fortes vêm sendo registradas no Tocantins desde o começo de outubro. Neste último fim de semana, vários estragos ocorreram em Gurupi, na região sul do Tocantins.

 

Na semana passada o meteorologista José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explicou que as chuvas fortes são características do estado e eram esperadas devido a onda de calor que vinha sendo registrada.

 

As orientações para a população durante os temporais é procurar abrigos adequados. Não é recomendado buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

 

Não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar a utilização de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de riscos a orientação é ligar para Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.