Quarta - Feira,
05 de Maio de 2021

Primeira carga da vacina Pfizer chega ao Tocantins para reforçar imunização contra Covid

Aeronave decolou no aeroporto de Palmas, na madrugada desta terça-feira (4), com 3.410 doses da Pfizer e 42 mil unidades da AstraZeneca.

Autor: G1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Publicado em 04 de Maio de 2021 (Atualizado Há 1 dia atras)

Legenda: Primeiras doses da Pfizer chegam ao Tocantins

Autor da Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A primeira carga com doses da Pfizer chegou, na madrugada desta terça-feira (4), no aeroporto de Palmas. Foram transportadas 3.510 unidades da vacina em uma aeronave. Também chegaram no mesmo voo, 42 mil vacinas da AstraZeneca.

A Secretaria Estadual da Saúde reiterou que as vacinas da Pfizer só serão distribuídas para a cidade de Palmas, e poderão ser retiradas pela secretaria municipal de saúde a partir desta quarta-feira (5).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.

O transporte da Pfizer será realizado em embalagens específicas para garantir a temperatura negativa entre -25°C e -15°C. No Tocantins a vacina será armazenada em câmara fria especial, obedecendo aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

As equipes do estado e do município de Palmas já foram capacitadas para utilização da vacina e já receberam orientações necessárias quanto ao armazenamento e prazos para aplicação em temperaturas que podem ser de no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C e até 14 dias (2 semanas) à temperatura de -25°C à -15°C.

Além do total de doses que chegaram nesta terça-feira, o Tocantins recebeu, no último domingo, 2.200 doses da CoronaVac.

As novas remessas da AstraZeneca e Coronavac também poderão ser retiradas pelos municípios a partir das 14h, desta quarta feira, nos polos de distribuição da gerência de imunização, em Palmas e Araguaína.

De acordo com o vacinômetro, página que monitora a vacinação, o Tocantins já recebeu 382.350 doses, sendo que 336.939 foram distribuídas. Em todo o estado, 280.914 pessoas foram vacinadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários