Saiba quais documentos são necessários para viajar com crianças

Menores de 12 anos precisam de autorização judicial para viajarem desacompanhados dos pais ou responsáveis. Os maiores de 12 anos têm de apresentar identidade ou certidão de nascimento.

Publicado em: 18 de Julho de 2018
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Felipe já viajou sem documentação e foi levado para casa pelo Conselho Tutelar

Nesse mês de férias, muitas famílias aproveitam para pegar a estrada, mas viajar com crianças requer cuidados. Os menores de 12 anos, por exemplo, precisam de uma autorização judicial para viajar desacompanhados dos pais. 

 

"É uma forma da Justiça auferir a saída dessas crianças, se é regular, se é legal, se essa saída não vai colocar essa criança ou adolescente numa situação de risco", explicou a promotora da Infância e da Juventude, Zenaide Aparecida.

Se as crianças com menos de 12 anos estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis, eles devem ter em mãos o documento oficial de identificação, carteira de identidade ou certidão de nascimento. O acompanhante precisa comprovar o parentesco.

Conforme a idade varia, mudam as regras para o menor que viaja desacompanhado. A partir dos 12 anos, o adolescente não precisa de autorização para viajar sozinho dentro do país. Basta que ele também apresente um documento de identidade original ou certidão de nascimento também original.

Aos 12 anos, o Felipe sabe que precisa manter a certidão de nascimento por perto. É que ele já viajou sem documentos com os irmãos mais velhos e a viagem precisou ser interrompida.

"Uma vez eles viajaram para Brasília e na correria esqueceram os documentos. Depois, o Conselho Tutelar ligou para nós e eles foram deixar ele lá em casa", contou a dona de casa Joana Luciana.

Daquele dia em diante, o cuidado passou a ser redobrado. "Esqueceu, tem que voltar com o Conselho Tutelar", disse Felipe sorrindo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.