Sábado,
25 de Junho de 2022

Secretário da Seciju apresenta ações desenvolvidas para o fortalecimento da segurança e defesa social no Tocantins em reunião do Conesp

Durante reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública foram debatidas demandas relacionadas ao aprimoramento das atividades exercidas pelas forças de segurança do Estado.

Autor: Vitória Soares/Governo do Tocantins

Fonte: Secom.to

Publicado em 22 de Junho de 2022 (Atualizado Há 2 dias atrás)

Legenda: Durante o encontro, o policial penal Deusiran Reis também apresentou dados sobre os projetos educacionais e laborais desenvolvidos no Sistema

Autor da Foto: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

 

Com intuito de discutir demandas relacionadas à diminuição da criminalidade no Tocantins, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, participou nesta terça-feira, 21, da XI reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp), realizada no Palácio Araguaia, em Palmas. Presidido pelo secretário da Segurança Pública (SSP), Wladimir Costa, o Conesp conta com representantes de órgãos ligados às forças de segurança do Estado que apresentaram os principais resultados de cada setor para a execução do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESSE) e debateram sobre ações para o aprimoramento dos serviços prestados.

 

O secretário da Seciju apresentou ações sobre a atuação da Secretaria nos primeiros três anos de execução do Plano, que foi implantado em 2019. Entre as principais conquistas citadas está a criação da Polícia Penal, aquisição e locação de veículos e armamento, fortalecimento do serviço de inteligência, a realização de cursos de formação para o Sistema Penal e Socioeducativo, a ampliação dos projetos educacionais e de qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade, a assistência multiprofissional prestada para mulheres em situação de violência, dentre outros.

Deusiano Amorim ressaltou que a Pasta tem atuado de maneira efetiva em diversas áreas para contribuir com o fortalecimento da segurança pública. “Além das ações positivas desenvolvidas no Sistema Penal, como o crescimento dos projetos voltados à ressocialização da pessoa privada de liberdade, com mais oportunidades de reinserção social e consequente diminuição da reincidência criminal, também estamos fortalecendo a atuação do Sistema Socioeducativo e as ações de combate a violência contra a mulher, bem como garantia dos direitos humanos”, reforçou.

Além disso, o policial penal Deusiran Reis, que atua no Setor de Dados e Estatísticas do Sistema Penal demonstrou dados relevantes sobre ações alinhadas à prevenção e diminuição da criminalidade, como números sobre atividades educacionais e laborais, bem como revistas realizadas nas unidades penais.

Durante a reunião, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou o crescimento do Tocantins no ranking que avalia o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESSE) de cada estado. “O Tocantins foi destaque, saltando do 17º lugar do ranking para 12º. Isso mostra que todas instituições que compõem as forças de segurança do Estado do Tocantins estão fazendo seu trabalho em promover a segurança, atuando de forma integrada em prol do cidadão", ressaltou.

Conselho Estadual de Segurança Pública

 O Conesp é composto por representantes de diversos órgãos do Tocantins, como as Secretarias de Estado da Cidadania e Justiça, da Segurança Pública, da Educação, da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Tocantins, Tribunal de Justiça e outros. Entre as principais funções desenvolvidas pelo Conselho estão acompanhar a execução da Política Estadual de Segurança e sugerir ações para a melhoria dos serviços prestados para a comunidade com foco na segurança, promoção da paz e defesa social.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários