Sábado,
25 de Junho de 2022

Superintendente da Seciju representa o Tocantins no Fórum Nacional de dirigentes governamentais na área dos direitos da criança e do adolescente

O Fonacriad ocorre em Fortaleza, Ceará, entre os dias 20 e 22 de junho, com representações de todo o Brasil.

Autor: João Pedro Gomes/Governo do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 22 de Junho de 2022 (Atualizado Há 3 dias atrás)

Legenda: Evento conta com relatos dos estados, discussão e aprovação do estatuto do Fonacriad.

Autor da Foto: Divulgação/Seas Ceará

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está sendo representada pelo superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança, Claudemir Prevital, na segunda edição deste ano do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que ocorre em Fortaleza, Ceará.

O evento iniciou na segunda-feira, 20, e segue até esta quarta-feira, 22, contando com reuniões técnicas e palestras com os representantes do Sistema Socioeducativo de 21 estados e do Distrito Federal. Temas como a discussão e aprovação do estatuto do Fonacriad estão sendo debatidos, além da apresentação de relatórios.

Para o superintendente Claudemir Prevital, sua participação no Fórum "é muito positiva, pois cada encontro se fortalece como um espaço essencial para troca de experiência e discussão de temas relevantes para o aprimoramento do Sistema em nosso Estado", pontuou.

"Nesta reunião, participa também a nossa coordenadora de Apoio aos Adolescentes Egressos do Sistema Socioeducativo, Flávia Martins, a fim trocar experiência com outros estados visando a implantação de programas de apoio aos adolescentes próximo ou após o cumprimento de medida", destacou o gestor da área.

Fonacriad

O Fonacriad foi criado em 1987 com o intuito de promover articulações entre os dirigentes governamentais, visando estimular a reflexão sobre a intervenção institucional entre os participantes, buscando o estabelecimento de estratégias de ações que contribuam com a efetiva promoção e defesa dos direitos juvenis, priorizando as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.

O Fonacriad conta com representações de responsáveis de todo o Brasil que têm se reunido sistematicamente e aprofundado questões de relevância procurando reorientar a prática de suas instituições e, ao mesmo tempo, contribuir para a discussão e condução das políticas no âmbito nacional de forma transparente, democrática e solidária.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Giselle da Silva Cyrillo, participa do evento e afirmou que o Fonacriad está num ritmo constante para a qualificação do Sistema Socioeducativo no Brasil. "Estamos evoluindo nas pautas importantes quando vemos aqui reunidos gestores, servidores, representantes do Sistema de Justiça e Garantia de Direitos", afirmou.

A reunião conta ainda com a presença do presidente do Fonacriad, Iberê Ferreira da Silva Júnior, bem como o superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas), Roberto Bassan, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Bezerra Alves.

*Com informações da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará.

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários