Sábado,
18 de Setembro de 2021

Tô no Enem 2021 deve preparar cerca de 40 mil estudantes para exame com atividades online e presenciais

Programa do governo do estado é realizado desde 2017. Objetivo é auxiliar os estudantes na preparação para o Enem, que é a principal porta de entrada para as universidades públicas.

Autor: G1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Publicado em 11 de Setembro de 2021 (Atualizado Há 1 semana atrás)

Legenda: Governo lança mais uma edição do #TOnoEnem

Autor da Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O #TOnoEnem 2021 espera preparar 40 mil estudantes, com atividades online e aulões presenciais, para o Exame Nacional do Ensino Médio. O programa foi lançado nesta sexta-feira (10), pelo governo estadual, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. As aulas estão previstas para começar a partir da próxima semana.

A iniciativa é para ajudar alunos da 2ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual. Para participar dos aulões, os estudantes precisam realizar uma inscrição online, por meio de um link que ainda será disponibilizado pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), este ano as ações do #TOnoEnem serão executadas de forma de forma semipresencial, com a retomada de aulões nas sedes das 13 DREs. A pasta informou que as unidades, em diferentes regiões do estado, vão mobilizar os estudantes e montar os cronogramas das atividades.

A equipe técnica da Seduc produzirá videoaulas e realizará lives por meio do canal TOnoEnem, no YouTube, para tirar dúvidas dos estudantes. O governo disse que já estão disponíveis para acesso 113 videoaulas.

Também serão disponibilizados materiais pedagógicos organizados pelas quatro áreas do conhecimento e redação, que serão entregues para cerca de 40 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio.

O programa

O programa, desenvolvido desde 2017, utiliza metodologias de aprendizagens e estratégias de acesso às informações e conteúdos abordados no Enem.

Em 2017, o programa atendeu 15 mil estudantes; em 2018, foram 17 mil estudantes atendidos. Já em 2019, foram 25 mil estudantes; e, em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, as atividades do programa foram ofertadas on-line e com estratégias de materiais impressos para atender as pluralidades dos estudantes dessa etapa de ensino.

Com a demanda das aulas on-line, foi criada a campanha TO de casa NO ENEM, que, no ano passado, disponibilizou 113 videoaulas no canal TOnoEnem no YouTube e que também foram veiculadas na grade de programação da TV Assembleia, democratizando o acesso aos conteúdos digitais, bem como lives de tira-dúvidas, disponibilização de material apostilado e aplicação de simulados.

A secretaria estadual da educação, Adriana Aguiar, disse que ao longo dos anos, o programa tem sido um importante auxílio aos estudantes na preparação para a prova, que é a principal porta de entrada para universidades públicas.

"No #TOnoEnem são realizadas atividades voltadas diretamente para os conteúdos abordados no Enem, seja por meio dos aulões, da aplicação de simulados e do material que entregamos para os estudantes. Com essas ações, que foram adequadas ao período de pandemia, os nossos alunos conseguem se preparar ainda mais para as provas do Exame", destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários