Única cidade no TO sem casos da Covid-19 começou isolamento após 1º registro da doença no estado

O boletim epidemiológico de Mateiros sai uma vez por semana, e segundo o último, publicado no dia 20 de julho, são 9 casos suspeitos, que estão em isolamento. Outros oito descartados.

Publicado em: 27 de Julho de 2020
Foto Por: Prefeitura de Mateiros/ Divulgação
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Mateiros é a única cidade no Tocantins sem casos da Covid-19

A cidade de Mateiros, na região do Jalapão, é a única entre as 139 do Tocantins, que ainda não registrou casos da Covid-19. O isolamento e medidas rígidas no município podem ser a explicação por não ter a circulação do vírus entre a população.

 

Mateiros fica a 310 km de Palmas, localizada em uma região turística. Com uma população estimada em 2.684 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o secretário de saúde do município, Sinlvado dos Santos Morais, a luta contra o novo coronavírus começou logo após Palmas ter o primeiro caso, em 18 de março.

 

“Estamos controlando desde março. No primeiro momento fechamos para não receber turistas na cidade e suspendemos as aulas, antes mesmo do estado, que em seguida fechou o parque do Jalapão. Depois iniciamos um trabalho educativo com a população. Começamos um trabalho de monitoramento de quem sai e quem chega, entre os moradores”.

 

O secretário explica que outras medidas foram adotadas, como o uso obrigatório de máscara, em maio, barreiras sanitárias no centro da cidade e uma barreira social na entrada.

 

“Na entrada da cidade tem uma barreira social, com agentes ambientais, com uma equipe de turismo e o pessoal da secretaria de saúde. Sempre de 6h às 18h. E quem sai e retorna assina um termo de isolamento, se comprometendo a ficar 14 dias dentro de casa. Uma equipe monitora todos os dias. A van da cidade é monitorada, com quem sai e quem retorna para Mateiros. Além disso, bares foram fechados, restaurantes e comércios. Fizemos a desinfecção de todos os prédios públicos do município”, afirma Sinvaldo dos Santos.

 

Na cidade não há hospital, apenas uma unidade de saúde, com uma médica atendendo. O mais próximo fica em Porto Nacional, a 255 km.

 

Tocantins tem 849 novos casos de Covid-19 e total de diagnósticos chega a 21.767

O boletim epidemiológico de Mateiros sai uma vez por semana, e segundo o último, publicado no dia 20 de julho, são 9 casos suspeitos, que estão em isolamento. Outros oito descartados.

 

Até este domingo (26), conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado registou 21.767 diagnósticos da doença e 346 óbitos.

 

Veja abaixo as dez cidades com mais casos e mortes pela doença:

  1. Araguaína - 6.598 casos e 87 mortes;
  2. Palmas - 4.503 casos e 33 mortes;
  3. Porto Nacional - 920 casos e 13 mortes;
  4. Gurupi - 771 casos e nove mortes;
  5. Xambioá - 535 casos e oito mortes;
  6. Formoso do Araguaia - 528 casos e sete mortes;
  7. Paraíso do Tocantins - 455 casos e 11 mortes
  8. Tocantinópolis - 422 casos e 10 mortes;
  9. Augustinópolis - 411 casos e cinco mortes;
  10. Guaraí – 371 casos e 10 mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.