Usuários do INSS em Gurupi reclamam do atendimento remoto: Não funciona

Todos os dias, moradores vão até a porta da agência no sul do estado para tentar resolver pendências. Atendimento presencial segue suspenso no Tocantins.

Publicado em: 26 de Setembro de 2020
Foto Por: Divulgação/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Usuários do INSS em Gurupi encontram dificuldade no atendimento remoto

As agências do INSS no Tocantins continuam fechadas, sem atendimento presencial. Em Gurupi, sul do estado, usuários reclamam que não conseguem resolver as pendências por meio do telefone e outros canais remotos. Diariamente, pessoas vão até o prédio para solicitar informações. Não há previsão de quando as atividades presenciais vão retomar.

 

O fazendeiro Mateus Guimarães precisa resolver um problema na documentação pessoal de um funcionário. Ele disse que não conseguiu solucionar a questão por outros canais.

 

"Nós fomos muito mal atendidos, pelo contrário, nem atendidos nós fomos. O funcionário que estava lá com a porta fechada ele ficou. Falou que não poderia atender, falou para ligarmos no 135, não funciona", disse.

 

Sem trabalhar por mais de um mês, o carpinteiro Francisco Diniz tem que dar entrada no pedido de salário. De forma remota, ainda não conseguiu. "Até agora não apareceu ninguém, eu queria que eles aparecessem para dar uma posição para a gente para dizer o que vai dar. Se a gente vai ter uma esperança ou não porque sem trabalhar, não recebe e se ficar parado é pior".

 

Mesmo com a agência fechada, todos os dias muitas pessoas vão até o prédio para buscar informações. Elas querem orientações sobre como usar o aplicativo, o site ou o telefone. "Só falar que é para ligar e a gente liga e não dá certo", reclamou a doméstica Maria Santa.

 

O que diz o INSS

O INSS informou que os serviços continuam sendo oferecidos pelo canal remoto, o aplicativo Meu INSS, também pela central telefônica 135 e demais telefones fixos das agências. Informou ainda que os segurados que possuem o cadastro correto e não conseguiram ser atendidos na última semana vão receber ligações para reagendamentos.

 

Sobre dar informações na porta da agência, o INSS disse que a orientação passada aos servidores é a de não manter contato com ninguém do lado de fora. As informações são passadas por avisos colados na porta do prédio.

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